A aceleração do Processo de Mudança é um fenômeno global e irreversível

Tudo está demasiadamente acelerado. A pandemia do covid-19 tornou-se um forte catalisador para que mudanças radicais sejam incorporadas em nosso cotidiano. Mudanças nas formas de se relacionar, mudanças no comportamento, valores, hábitos…

Segundo Google Trends, 29 de setembro de 2020, foi o dia em que a palavra mudança teve o maior volume de consultas como termo de pesquisa dos últimos 5 anos.

Isso reflete o quanto as pessoas estão sensíveis com tanta mudança e aí eu te pergunto: estamos preparados para mudar de forma tão acelerada?

Eu particularmente creio que a maior parte das pessoas está muito pouco preparada para mudanças, de forma acelerada então, nem pensar.

Toda Mudança tem um motivo válido!

Nada acontece por mero acaso, a relação “causa e efeito” está presente em todas as circunstâncias. O que corriqueiramente acontece é não nos darmos conta, ou negligenciarmos os motivos ao nosso redor que promovem a mudança. Quando o desejo é ficar na zona de conforto, naturalmente evitaremos tratar da mudança, fazemos o jogo “me engana que eu gosto”, mas… cedo ou tarde ela ocorrerá.

No contexto da mudança, há apenas dois posicionamentos possíveis, ou fazemos parte do processo que promove a mudança, ou somos alvo desta mudança, e nos dois casos os impactos são muito diferentes. No primeiro eu tenho a possibilidade de escolhas, no segundo eu apenas absorvo os impactos. Entendeu a importância de se posicionar diante da mudança?

 

Então como estar preparado para mudança?

Sinônimo de mudança é transformação. Transformação pode ser desejada, planejada, executada, ou pode ser ainda, acidental. O fato é que transformação produz uma nova realidade, positiva ou negativa.

Se mudança é a palavra de ordem, então preparar-se para ela é um imperativo. 

O Arquétipo da Mudança

Há três palavras que, com o mesmo radical, criam um poderoso arquétipo, um Ciclo Virtuoso de preparação e gestão da mudança: informação, formação e transformação.

É curioso observar que esse Ciclo Virtuoso está presente em todas as situações da vida, seja na educação infantil, seja na formação escolar, nas relações entre as pessoas, na gestão de um projeto, ou mesmo em um processo comercial.

O grau de responsabilidade e comprometimento com qual encaramos essas três palavras, pode ser decisivo para promover bem-estar, fartura, abundância, desenvolvimento, evolução, felicidade, ou… o contrário de tudo isso.

O impacto de tal atitude faz toda diferença nos resultados que temos em nossas vidas. Vai além, não impacta só o indivíduo, mas a família, as organizações, o ambiente de mercado, nacional e internacional.

Informação

É comunicação, é a produção e distribuição de conteúdo. Nunca produzimos tanta informação. Informação flui por conectores (meios de comunicação) até um receptor (pessoas), que pode estar ou não preparado para fazer uso desta.

Formação

É educação, preparação para ser, para agir. Somos formados desde sempre, em todas as situações de nossa vida. A questão chave é se somos bem ou mal formados, se somos corretamente educados em conteúdos, princípios, valores e competências.

Transformação

É o processo da mudança, é a dinâmica vital em que assimilamos o impacto daquilo que fazemos ou não fazemos, ou ainda do que outros fazem ou deixam de fazer, que nos afetam diretamente. As interações humanas são momentos e oportunidades de transformação.

Informação, boa ou ruim, formação, bem feita ou mal feita e transformação, positiva ou negativa, compõem o amálgama da mudança

O lado negativo do arquétipo

Importante destacar que todos somos responsáveis pelo que fazemos. O que poderia ser um ciclo virtuoso, por negligência, falta de competência ou falta de propósito, pode tornar-se um ciclo viciosoInformação ruim + formação ruim = transformação ruim.

Preste bastante atenção, todos somos agentes da mudança e todos podemos ser capazes de fazer grandes mudanças, positivas ou negativas. Na maior parte do tempo temos o poder de escolher e decidir qual mudança queremos proporcionar.

Grandes mudanças começam com pequenas ações

Tenha em mente que a simplicidade é a chave que abre as principais portas para as grandes realizações. Seja simples, busque sintetizar sua informação em palavras ricas de significado, promova a formação de pessoas com abundância de propósito e promova transformações que edificam. Não espere para ter as condições ideais e nem que haja holofotes a iluminar suas iniciativas, apenas faça o que está ao seu alcance, mas faça da melhor forma possível.

Quero deixar para você essa chave, a visão deste ciclo virtuoso: informação, formação e transformação, e…boas mudanças!

Posts relacionados